Guia do Cozinheiro
Livro de receitas do Andre

Bisnaguinha

Publicado em 14/09/17

Receita de bisnaguinha bem fofinha.

Ingredientes

Modo de preparo

Rende cerca de 24 pãezinhos, o que pode variar de acordo com o tamanho que fizer.

Massa de Pizza Napoletana

Publicado em 31/05/17

Ingredientes

Modo de preparo

Importante: o processo é longo, comece o preparo pelo menos umas 28 horas antes da hora que pretende assar as pizzas. Se vai fazer sábado a noite, comece na sexta a tarde.

  1. Misture 300g de farinha, 200ml de agua e o fermento em um recipiente.  Misture bem e deixe descansar por 3 horas em temperatura ambiente, coberto por plastico filme ou um pano úmido.
  2. Agora misture o restante da água e da farinha ao fermento. Precisa sovar muito para a massa ficar bem macia, em ponto de véu. (quando esticar a massa ela fica quase transparente, sem rasgar. Se tiver uma batedeira para massa use, fica muito melhor do que feito a mão.
  3.  Quando estiver pronta adicione o sal aos poucos, misturando bem.
  4. Unte um recipiente com azeite e coloque a massa nesse recipiente. Pode colocar uma camada bem fina de azeite sobre a massa.
  5. Cubra com plastico filme e deixe descansar duas horas em temperatura ambiente.
  6. Em seguida leve para a geladeira, onde vai descansar por pelo menos 18 horas.
  7. Cerca de 3 ou 4 horas antes do previsto para assar a pizza, tire a massa da geladeira. Separe a massa em 5 ou 6 porções (de aproximadamente 300g). Forme uma bola com cada uma das partes. Coloque de volta no recipiente e deixe descansar.
  8. Passado esse novo descanso, a massa esta pronta para ser usada. Ela deve ser aberta com as mãos, em movimentos de fora para dentro, pressionando a massa bem levemente, até ficar do tamanho e espessura desejados.
  9. Coloque o molho e a cobertura desejada.
  10. Asse em forno a temperatura de 320 graus (no forno caseiro normalmente é a temperatura máxima, pre aquecido). O tempo varia de acordo com o forno. A borda deve estar com aparência de assada e o queijo derretido/gratinado.

Dicas Extras

  1. Molho: Uma lata de tomate pelado amassado e sal.
  2. Ingredientes: Quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor será a sua pizza.

 

Perna de Cordeiro com Anchova e Alecrim

Publicado em 24/12/09

Ingredientes

Modo de preparo

Pegue a perna de cordeiro e faça diversos furos com a ponta de uma faca fina. Em cada furo coloque uma fatia de anchova e algumas folhinhas de alecrim. Coloque em uma assadeira e regue com azeite.
Leve ao forno por cerca de 1 hora e meia, virando a cada meia hora.
Importante, quanto maior for a perna, mais tempo fica no forno.

Não precisa de nenhum tempero adicional, nem sal. A própria anchova vai salgar a carne no ponto certo.

Lamen – macarrão oriental ensopado

Publicado em 18/07/09

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque os ovos para cozinhar em uma panela de água fervente. Deixe por aproximadamente 8 minutos e depois resfrie os ovos, colocando em água fria. Descasque e reserve
Refogue a carne de porco temperada com sal e pimenta e reserve.
Faça o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Muito importante, não utilize o pacotinho de tempero que vem junto, pois você mesmo vai fazer o caldo.
Ao mesmo tempo, coloque numa panela 500 ml de água para ferver, junto com o Shoyu, óleo de gergelim e o Hondashi.  Desligue assim que levantar fervura.

Coloque o macarrão em domburis (tigelas próprias para lamem) ou num prato fundo e adicione o caldo.
Descasque os ovos, corte ao meio e coloque sobre o macarrão. Adicione também a carne de porco e a alga, cortada em pequenos quadradinhos. Caso goste, adicione um pouco de pimenta moída na hora sobre o prato.

Fique a vontade para adicionar outros ingredientes como legumes, cogumelos e vegetais ou mesmo substituir a carne de porco por carne de frango.

Rende duas porções

Almondega de Atum

Publicado em 14/06/09

 

Prato com Almondega de Atum e Caponata

Almondega de Atum

Ingredientes

Modo de preparo

Tempere o atum com sal e pimenta e refogue em uma panela com azeite. Adicione a canela. Refogue até ficar dourado, retire do fogo e reserve por 5 minutos até esfriar. Adicione todos os outros ingredientes e misture com as mãos, até conseguir uma massa  grudenta. Faça pequenas bolinhas com a massa, coloque numa travessa e leve a geladeira para deixar mais firme.
Coloque mais um pouco de azeite na panela e coloque as almondegas para que fiquem douradas. Balance a frigideira para que as almondegas fritem por igual.

Pode ser servida com um caldo de tomates, com macarrão, ou como na foto acima, acompanhada de uma Caponata Siciliana.

Caponata Siciliana

Publicado em 14/06/09

 Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o azeite na panela, assim que esquentar adicione a cebola e o alho. Deixe dourar e acrescente a berinjela e o orégano, refogando por cerca de 5 minutos. Se achar que está muito seco, adiciona mais azeite. Na sequência acrescente o tomate, azeitona e alcaparras e deixe refogando por mais uns 10 minutos. Deslique o fogo e sirva como acompanhamento de uma refeição (na foto acompanhando uma porção de almondegas de atum)

Caso prefira, sirva fria como aperitivo, acompanhada de fatias de pão italiano.

Pesto alla Genovese

Publicado em 12/05/09

Ingredientes

Modo de preparo

1 – Coloque o alho, o sal e os “pinoli” em um almofariz e macere com um pilão.
2 – Acrescente o manjericão desfolhado sem os cabinhos, lavado e enxuto.
3 – Continue a macerar até obter uma pasta homogênea e perfumada, em seguida coloque os queijos e regue com o azeite, macere mais algumas vezes até o molho ficar bem misturado.
4 – Coloque em um recipiente limpo e cubra com o azeite. Conserve na geladeira ou freezer.

Espaguete Tetrazzini (com frango e cogumelos)

Publicado em 24/04/09

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque os cogumelos secos numa vasilha com um pouco de água e reserve.
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Ligue o forno para pré aquecer.

Em quanto isso tempere os pedaços de frango com sal e pimenta, em seguida refogue em uma panela com um pouco de azeite. Quando estiverem dourados, adicione os cogumelos secos (sem a água), o alho, e os cogumelos frescos (se forem grandes, corte em pedaços menores).

Depois de alguns minutos, coloque a água onde estava o cogumelo seco e o vinho e deixe cozinhar por alguns minutos, até o caldo diminuir pela metade. Adicione o creme de leite e quando começar a  ferver desligue o fogo.

Quando a massa estiver pronta, escorra e adicione a panela do molho e misture. Adicione metade do queijo ralado e o manjericão e misture mais. Coloque tudo em uma assadeira ou forma que possa ir ao forno, coloque o restante do queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar (até que o queijo comece a derreter e fique ligeiramente dourado).

Costela na panela de pressão

Publicado em 14/09/08

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque no fundo de uma panela de pressão uma camada de pedaços de costela, com o osso virado para baixo. Depois coloque uma camada de linguiça. Coloque novamente mais uma camada de costela, seguida de outra camada de linguiça.

Tampe a panela de pressão e leve ao fogo, deixando cozinhar por 40 minutos (conte o tempo após a panela começar a soltar vapor). Não precisa temperar nem adicionar água.  A própria linguiça solta água e tempero.

Sirva acompanhado de arroz com cenoura e repolho ralado, ou se prefirir apenas com arroz branco.

Serve cerca de 6 pessoas com muita fome.

Massa de pizza de frigideira

Publicado em 10/09/08

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a farinha em uma vasilha e misture a água aos poucos até ter uma massa macia. Ponha a massa em uma superficia levemente enfarinhada e amasse por 5 minutos. Deixe descansar em uma vasilha coberta por um pano úmido por 30 minutos.
Divida a massa em 8 e abra cada um deles até formar um disco bem fino, com cerca de 20 cm.

Aqueça a frigideira e coloque a massa para fritar por cerca de trinta segundos. Vire e coloque sua cobertura preferida e deixe por mais 3 minutos( desta vez cubra a frigideira com a tampa).