Guia do Cozinheiro
Livro de receitas do Andre

Massa de Pizza Napoletana

Publicado em 31/05/17

Ingredientes

Modo de preparo

Importante: o processo é longo, comece o preparo pelo menos umas 28 horas antes da hora que pretende assar as pizzas. Se vai fazer sábado a noite, comece na sexta a tarde.

  1. Misture 300g de farinha, 200ml de agua e o fermento em um recipiente.  Misture bem e deixe descansar por 3 horas em temperatura ambiente, coberto por plastico filme ou um pano úmido.
  2. Agora misture o restante da água e da farinha ao fermento. Precisa sovar muito para a massa ficar bem macia, em ponto de véu. (quando esticar a massa ela fica quase transparente, sem rasgar. Se tiver uma batedeira para massa use, fica muito melhor do que feito a mão.
  3.  Quando estiver pronta adicione o sal aos poucos, misturando bem.
  4. Unte um recipiente com azeite e coloque a massa nesse recipiente. Pode colocar uma camada bem fina de azeite sobre a massa.
  5. Cubra com plastico filme e deixe descansar duas horas em temperatura ambiente.
  6. Em seguida leve para a geladeira, onde vai descansar por pelo menos 18 horas.
  7. Cerca de 3 ou 4 horas antes do previsto para assar a pizza, tire a massa da geladeira. Separe a massa em 5 ou 6 porções (de aproximadamente 300g). Forme uma bola com cada uma das partes. Coloque de volta no recipiente e deixe descansar.
  8. Passado esse novo descanso, a massa esta pronta para ser usada. Ela deve ser aberta com as mãos, em movimentos de fora para dentro, pressionando a massa bem levemente, até ficar do tamanho e espessura desejados.
  9. Coloque o molho e a cobertura desejada.
  10. Asse em forno a temperatura de 320 graus (no forno caseiro normalmente é a temperatura máxima, pre aquecido). O tempo varia de acordo com o forno. A borda deve estar com aparência de assada e o queijo derretido/gratinado.

Dicas Extras

  1. Molho: Uma lata de tomate pelado amassado e sal.
  2. Ingredientes: Quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor será a sua pizza.